O Projeto Político Pedagógico desta escola esta integrada a proposta da APAE educadora, tornando-se, portanto, co-responsável pela afirmação do processo de democratização da educação, na medida em que, a luz de seus princípios educacionais, desenvolve uma proposta educacional emancipadora e estabelece o diálogo com instituições, sistemas e redes de ensino, comprometendo-se com o aprendizado e inclusão social de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência.
Esta proposta pedagógica se constitui numa construção contínua e flexível, englobando toda a ação da escola, tendo como lema e filosofia:
ESCOLA ESPECIAL – ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO DA INDEPENDÊNCIA E DO CONHECIMENTO.
Nosso sonho é que esta Escola possa contribuir para que os alunos historicamente situados se desenvolvam tanto pelo conhecimento, habilidades, atitudes e valores que lhes permitem permanentemente elaborar e reelaborar seus saberes-fazeres a partir das necessidades e desafios que a sociedade lhes coloca no cotidiano e que desenvolvam neles a capacidade de investigação, num processo continuo de construção de sua identidade como cidadãos.
A escola tem o compromisso de criar cidadão responsáveis e capazes de gerar a sua independência.
Que esta escola possa contribuir para o processo dos alunos historicamente situados e que desenvolva neles conhecimento, habilidades, atitudes e valores que lhes permitam permanentemente elaborar e reelaborar seus saberes-fazeres a partir das necessidades e desafios que a sociedade lhes coloca no cotidiano e que desenvolvam neles a capacidade de investigação, num processo continuo de construção de sua identidade como cidadãos.
Neste contexto está inserido o corpo discente da Escola Especial Renascer. A escola através de sua prática pedagógica está intensificando sempre mais toda e qualquer atividade, proposta, estudo ou projeto que leve ao exercício efetivo da cidadania.
Para tanto é imprescindível a criação de um ambiente favorável que estimule a vivência de valores, éticos por todos que fazem parte da comunidade escolar como pais, professores, alunos, direção, entre outros.
Temos então como objetivos:
Ø Desenvolver ações que estimulam a criatividade, a curiosidade, a emoção e as diversas manifestações artísticas e culturais.
Ø Atender aos alunos PNEE ou atraso motor, incluindo-os no grupo social da família, sua comunidade e sociedade amenizando suas dificuldades, desenvolvendo de forma globalizada suas potencialidades, tanto quanto é possível.
Ø Conscientizar a comunidade a ver, aceitar e conviver com a pessoa portadora de deficiência como um cidadão com capacidades, divulgando suas potencialidades.
Ø Fazer visitas e intercâmbios com pessoas da comunidade, escolar do ensino regular.
Ø Divulgar as atividades da Escola Especial junto a outros estabelecimentos.
Ø Minimizar e ressaltar a potencialidades da pessoa portadora de deficiência, mesmo que lenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário